O Curso de Detecção de Substâncias com Cães foi promovido pelo Centro de Treinamento Canino da Polícia Civil do Amapá no período de 16 à 27 de Junho de 2014 e contou com a participação de policiais civis, agentes penitenciários, bombeiro militar e guardas civis municipais de Macapá.
Os alunos receberam instruções teóricas de como funciona o treinamento de cães para atuar na detecção das mais variadas substâncias através do faro.
Detalhes fundamentais de como funciona o sistema olfativo dos cães foi transmitido a esse agentes da Segurança Pública Estadual e Municipal para possibilitar a cada um deles um melhor entendimento de como funciona o treinamento de cães farejadores.
Preparar cães para localizar drogas, armas de fogo, explosivos, celulares e até papel moeda é possível, desde que tal treinamento seja realizado com as devidas técnicas e com profissionalismo.
Durante as aulas práticas vários cães de idades variadas das raças pastor alemão e pastor belga malinois foram utilizados, esses animais pertencem ao plantel de cães da polícia Civil do Amapá.
Durante as instruções também foi abordado o trabalho de seleção dos melhores cães para que possam ser empregados para atuar ao lado de policiais, agentes penitenciários e guardas municipais para aumentar a possibilidade de sucesso nas operações, missões e ou diligências das instituições de Segurança pública.
Ao final do curso os alunos realizaram uma busca simuladas por drogas, nesta ação eles conduziram os principais cães farejadores da Polícia Civil do Amapá.